![Os principais KPI Negociais que a Automação de Testes tem que alcançar](https://blog.tmintelligence.com.br/wp-content/uploads/2021/02/TMI-Banner-Blog-5-1140x641.png)
Os principais KPI Negociais que a Automação de Testes tem que alcançar
A clássica definição de insanidade aplicada a automação de testes.
Vejo empresas querendo automatizar seus testes manuais – tipicamente insuficientes e inadequados – esperando melhores resultados!? É a clássica definição para insanidade.
A automação de testes nesta situação apenas agrega custos adicionais e raramente benefícios que os compensem!
Os limites dos testes manuais são tanto humanos quanto econômicos.
Mesmo bons testes manuais apresentam um limite na eficácia (de detecção de falhas ou Qualidade dos Testes) de aproximadamente 85-90% – por falta de braço, expertise, viabilidade financeira e ou temporal, paciência, perseverança, realismo, avaliação de riscos e cuidados com a qualidade de modo geral (imagina a eficácia de quem tem processos de teste medianos!).
Você consegue aqui e agora, dizer qual o Custo, Esforço, Tempo e Eficácia (Qualidade) do seu Processo de Testes atual? E qual o Valor que estes Testes agregam ao seu Produto e Empresa?
Estou falando de números precisos, não percepções, achismos, crenças, desejos…
O que é o KPI: Custo da Qualidade
O Custo para se obter Qualidade é o somatório:
- Dos custos incorridos com revisões, demos e testes (avaliação de qualidade de artefatos, das necessidades, passando pela arquitetura e pelo código entregue) +
- Os custos incorridos por manter processos que deveriam assegurar mais qualidade (como exemplos: o famoso QA, como a figura de um scrum master, retrospectivas ou desenvolvimento BDD) +
- Os custos com retrabalhos durante as sprints por defeitos localizados na sprint ou em produção e ou perdas negociais indiretos associados (perder oportunidades, clientes e ou reputação)
O Custo da Qualidade pode facilmente superar a METADE do seu Custo de Desenvolvimento!
- Supondo que seu processo de desenvolvimento de software gaste:
- 20-25% em revisões, demos e testes (controle de qualidade) +
- 20-30% em retrabalhos (desperdícios) +
- 05-15% para manter bons processos de qualidade (QA)
- O Custo da Qualidade é o somatório destes itens, no caso, entre um mínimo de 45% e um máximo de 70%!?
Chocante não é! É bem possível que mais da metade de sua equipe esteja sendo paga para assegurar qualidade ou consertar defeitos que geraram incidentes em produção e ou nos testes, em vez de estar desenvolvendo novas funcionalidades!
Com este elevado Custo da Qualidade você imagina um KPI de Valor da Qualidade estupendo, certo?
No mínimo, com este investimento/Custo da Qualidade, você imagina uma Qualidade em Produção estupenda, tipo 99,9% (valores alcançados no mercado por softwares de ponta; significa, por exemplo, que a cada 1.000 story points desenvolvidas, você espera apenas UMA (1) falha em produção e, consequentemente, pouquíssimos retrabalhos).
Sua realidade deve ser bem diferente, não é?
Mesmo Processos de Testes manuais maduros conseguem apenas Eficácias de Teste (Qualidade em produção) e torno de 90% (ou seja, a cada 1.000 story points desenvolvidas, você ainda teria CEM (100) falhas em produção, gerando muitos retrabalhos, desperdícios financeiros e de talentos, insatisfação e estresse).
Qualquer Automação de Testes, para justificar seu investimento, tem que AUMENTAR seu Valor da Qualidade
(para >99,9%) e DIMINUIR seu Custo da Qualidade (para <30%).
Por isso a Automação de Testes terá que testar tipicamente de 5-10 vezes mais cenários de Teste do que nos testes manuais (para alcançar Valores de Qualidade em Produção > 99,9% e índices de retrabalhos muito baixos (<5%)) a Custos e Prazos bem menores do que seriam necessários via testes manuais (assim reduzindo seu Custos de Qualidade).
Por isso, apenas automatizar seus testes manuais não se paga!
Pois não irá aumentar a Qualidade em produção nem irá reduzir seus retrabalhos de forma significativa.
A diminuição dos retrabalhos justifica e paga o investimento em automação de testes.
Menos retrabalhos (você tem o direito de esperar reduções de > 90% nos seus retrabalhos com uma Automação de Testes Inteligente), mesmo com um custo maior com o desenvolvimento e manutenção dos Testes Automatizados significa uma redução de seu Custo da Qualidade.
Valores de Qualidade >99,9% com Custos de Qualidade na faixa de 25-35% são metas ambiciosas, mas perfeitamente realizáveis para seu Software.
Outros benefícios de alta Qualidade em produção são evidentes: mais recursos para entregar valor aos seus clientes, de forma consistente, em menos tempo e obtendo maior satisfação de todos os players envolvidos.
Não existe verdadeira Agilidade com Tranquilidade sem extensa Automação Inteligente e Inovadora dos Testes de Software
Por isso na automação de testes é necessário descobrir maneiras inovadoras, inteligentes e de ótima relação custo-benefício para conseguir realizar testes bem mais abrangentes (para testar pelo menos 5 vezes mais cenários de teste que os testados manualmente) e com arquiteturas e abordagens inovadoras (como Model-based Testing e Quality by Design, por exemplo, que automatizam não apenas a execução de testes, mas também a geração de cenários e dados de teste como também criam códigos auto testáveis).
Quer levantar seu Valor e Custo da Qualidade e saber de que maneira a Automação dos Testes pode aumentar o 1º e diminuir o 2º?
Criamos e Implementamos um Quality Automation Business Plan sob medida para você tomar uma decisão qualificada, segura e justificada sobre seus investimentos em Automação de Testes.
Falaremos mais destas arquiteturas inteligentes de automação em artigos futuros próximos.
Afinal nosso foco é Qualidade através de Gestão, Design e Automação Inteligentes.
Vamos fazer uma call para identificar sinergias?
Contate-nos via whats: (11) 9 8302 8828 ou e-mail: contato@tmintelligence.com.br
[…] Claro que por trás dessa dúvida, existem outras questões que podem influenciar diretamente na questão da automação. Dentre elas, a questão do custo associado (profissionais, expertise, ferramentas ….) e o retorno do investimento disso tudo (o que já foi abordado em outro artigo escrito no nosso blog) – Os principais KPI Negociais que a Automação de Testes tem que alcançar […]